Sobre nós
De acordo com a Direção Geral da Saúde, "(...) a melhoria da saúde das crianças e dos jovens e da restante comunidade educativa" onde a escola se constitui é "(...) um espaço seguro e saudável, facilitando a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente".
Com uma comunicação eficaz entre todos os intervenientes, será possível um investimento capaz de traduzir ganhos reais em saúde "(...) por cada 1€ gasto na promoção da saúde hoje, 14€ são ganhos em serviços de saúde amanhã" (PRS 2014-2016 - Extensão a 2020).
"A educação e a saúde caminham juntas numa parceria, com o apoio da restante comunidade, visando a promoção da literacia em saúde, da equidade na educação e na saúde" (DGE, 2014).
Ainda existe um longo caminho a percorrer, mas com profissionais empenhados e cujo foco é a melhoria da saúde de toda a comunidade educativa, será possível a adoção de comportamentos saudáveis cujas intervenções assentam nos princípios da equidade, sustentabilidade, educação inclusiva, participação democrática e empoderamento. Seguindo estes pressupostos e com a convicção que a parceria entre as áreas das Dependências, Saúde, Desporto, Educação, Cultura, Turismo, Juventude e Igualdade e Inclusão Social, numa perspetiva de transdisciplinaridade agregando múltiplos profissionais, foi nossa premissa mobilizar esforços através da organização do "II Congresso Internacional de Saúde e Educação Infantojuvenil da Ilha Terceira - Refletir o Presente, Contribuindo para o Futuro", com um programa rico em palestras espelhadas nas problemáticas mais discutidas no século XXI, e onde os seus contributos e reflexões se pudessem refletir em decisões sustentáveis ao nível da infância e da juventude.
Este Congresso terá lugar no Concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nomeadamente no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2025. A organização deste congresso visa igualmente promover o turismo na Região Autónoma dos Açores uma vez que teremos palestrantes do continente português bem como de outros continentes, nomeadamente, Brasil e Estados Unidos da América.
Natureza Jurídica
O Centro de Apoio à Deficiência está situado no Concelho da Praia da Vitória, doravante CAD, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com estatuto de Utilidade Pública, fundada no ano de 1988 sob o nome de Associação de Pais e Amigos das Crianças com Deficiência da Praia da Vitória.
O CAD é associado da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores (URIPSSA) e da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).
Missão
Contribuir para a promoção do Concelho e sua população, através da prestação de serviços de apoio à integração social e comunitária de cidadãos portadores de deficiência, disponibilizando condições que proporcionem a valorização pessoal, social e o equilíbrio psíquico, fomentando as capacidades da pessoa no sentido da sua autonomia.
Conjuga ainda e em parceria com a URIPSSA a missão de promover ações que visem a cooperação e o intercâmbio interinstitucional, reforçando o papel interventivo das instituições junto das comunidades bem como de quaisquer entidades públicas ou privadas.
Objetivos
Criar estruturas sociais e de apoio ao cidadão deficiente e às suas famílias;
Promover a inclusão de pessoas com deficiência através da prática regular do desporto e da atividade física em estruturas regulares do desporto e em igualdade de oportunidades com os demais atletas;
Combater os fatores de exclusão social fomentando os valores de cidadania e igualdade com vista a proporcionar a valorização pessoal, social e o equilíbrio psíquico;
Promover ações em áreas transversais à deficiência como da Saúde e Educação na infância, juventude e população adulta;
Organizar em parceria ações de apoio à comunidade nos domínios da formação e informação.
Trabalho desenvolvido:
Esta associação tem acordos estabelecidos com o Instituto da Segurança Social dos Açores para as valências de Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais para a deficiência, com a Direção Regional do Desporto e Câmara Municipal da Praia da Vitória, que asseguram o desenvolvimento e a prática do desporto adaptado, protocolos de cooperação interinstitucionais com a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira, Lar D. Pedro V, Sport Club Praiense e Centro Social do Juncal nas áreas da formação, saúde e os dois últimos de desporto.
Na área da Saúde é de salientar o projeto de saúde comunitária entre o CAD e USIT-CSPV intitulado NUTRICAD que envolveu 2 profissionais, um médico de medicina geral e familiar e um nutricionista. Este projeto foi crucial para a alteração dos hábitos alimentares, melhoria do estado nutricional e clínico dos utentes do CAD.
Na área da educação, e em articulação com a Escola Básica Integrada da Praia da Vitória e Escola Secundária Vitorino Nemésio, o CAD recebe alunos no cumprimento da Formação Prática em Contexto de Trabalho ao abrigo do Regime Educativo Especial.
Na prossecução dos objetivos de reabilitação e apoio à deficiência na infância e juventude o CAD tem protocolos com a Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond e Cooperativa Praia Cultural (Jovens em Ação) para receber crianças e jovens que usufruem dos nossos equipamentos assim como disponibilizamos orientação técnica para sessões de estimulação sensorial na sala de Snoezelen e treino de atividades de vida diária na sala de AVD.
O CAD participa e colabora com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, segundo as Regras Europeias, recebendo indivíduos em contexto laboral aos quais foram aplicadas penas ou medidas de execução na comunidade.
Mantemos também com a PSP o protocolo "Significativo Azul", programa especial e com o objetivo de contribuir para a segurança de pessoas com deficiência em conformidade com os artigos 14.º "Liberdade e Segurança da Pessoa" e 16.º "Proteção contra Exploração, Violência e Abuso" da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
O "II Congresso Internacional de Saúde e Educação Infantojuvenil da Ilha Terceira - Refletir o Presente, Contribuindo para o Futuro" é um projeto de todos e para todos!
Comissão Organizadora:
Presidente: Susana Branco
Anabela Faria | Conceição Menezes | Fátima Homem | Liliana Dias | Mafalda Lourenço | Paula Gonçalves | Tânia Silva
Comissão Científica:
Ana Catarina Vieira | Ana Isabel Santos | Juliana Morais | Paulo Branco