Posters
Regulamento para a submissão e apresentação de trabalhos:
Data limite de submissão de resumos: 31 de Março de 2025
Data de notificação dos autores dos trabalhos aceites: 15 de Abril de 2025
1. Formas de Apresentação
Serão aceites trabalhos apenas para a apresentação de Comunicação em Póster, nas seguintes categorias:
- Revisão Clássica;
- Revisão Baseada em Evidência;
- Estudo de Caso;
- Trabalho de Investigação;
- Projeto de Intervenção;
- Trabalho de Melhoria Contínua da Qualidade.
2. Regras de Apresentação
O póster deve ser organizado verticalmente com dimensões máximas de 120 cm (altura) x 90 cm (largura). A leitura da totalidade do conteúdo do póster deve ser possível a 1,5 m de distância. Os nomes dos autores e a sua afiliação devem localizar-se por baixo do título.
O póster deverá ser impresso e exposto até ao coffee break da manhã do dia 16 de maio de 2025 em local a indicar pela organização, sendo fornecidos os materiais necessários para a sua afixação.
Durante o coffee break da tarde (17h30) do dia 16 de maio de 2025 será solicitado que o autor responsável pela apresentação do trabalho esteja presencialmente na Sala para apresentação e discussão do mesmo de forma a comentar ou esclarecer eventuais questões do júri. Dos trabalhos apresentados serão selecionados os vencedores.
O tempo para a apresentação deverá ser, no máximo, de 10 minutos com 5 minutos de discussão.
Na apresentação, para além dos aspetos de conteúdo e pertinência científica, será avaliada a facilidade da comunicação, a organização e seleção dos conteúdos apresentados, a capacidade de transmissão da mensagem e o cumprimento do tempo estipulado para a apresentação.
O dia e a ordem das apresentações serão comunicados ao apresentador através de email.
Os autores deverão dirigir-se à comissão organizadora, com a devida antecedência, para que o ficheiro seja guardado no computador de trabalho e testado previamente à apresentação.
3. Submissão de Resumos
3.1. Como Submeter:
Os resumos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail IIcongressosaudeeducacao@gmail.com com as seguintes informações no corpo do texto do e-mail:
- Nome dos autores;
- Nome do apresentador;
- Contacto telefónico do responsável;
- Contacto de correio eletrónico;
- Categoria(s) profissional(ais);
- Título do trabalho;
- Modalidade de apresentação, em formato de Póster com apresentação de 5´.
Anexo ao email, deve ser enviado o Resumo em pdf, escrito em língua portuguesa ou inglesa, não devendo incluir figuras, gráficos, tabelas ou elementos identificativos dos autores.
Serão excluídos resumos manuscritos ou enviados em suporte diferente daquele que é acima indicado.
Para a submissão de um resumo, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no II Congresso Internacional de Saúde e Educação Infantojuvenil da Ilha Terceira.
3.2. Resumo
O título do resumo deve ter, no máximo, 150 caracteres e o corpo do texto deve ter, no máximo, 2500 caracteres (incluindo espaços, excluindo o título), escritos em letra Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado, e estruturados de acordo com o formato a apresentar.
- Revisão Clássica - Palavras chave, Introdução e objetivo(s), Metodologia, Resultados e Conclusão;
- Revisão Baseada em Evidência - Palavras chave, Introdução e objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão;
- Estudo de Caso - Palavras chave, Enquadramento, Descrição de Caso e Discussão;
- Trabalho de Investigação - Palavras chave, Introdução e objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão;
- Projeto de Intervenção - Introdução, Objetivo(s), Pertinência, Descrição, Discussão e Conclusões;
- Trabalho de Melhoria Contínua da Qualidade - Justificação, Objetivo(s), Métodos, Resultados e Discussão.
![](https://ced965af64.cbaul-cdnwnd.com/bcdedd99d5221605881450cc20838530/200000193-d5c44d5c47/tab.png?ph=ced965af64)
![](https://ced965af64.cbaul-cdnwnd.com/bcdedd99d5221605881450cc20838530/200000195-6b80e6b811/tab2.png?ph=ced965af64)
Todos os resumos apresentados serão submetidos à apreciação anónima pela Comissão Científica, pelo que não poderão conter no seu texto referências que permitam identificar os autores ou a instituição, sob pena da sua exclusão.
3.3. Correções ao Resumo
Caso os autores pretendam efetuar alguma correção após concluírem a sua submissão, podem fazê-lo até à data limite de 31 de março de 2025.
Resultados
Os autores das comunicações aceites serão notificados por email até ao dia 15 de Abril de 2025.
Avaliação e Prémio
É constituído um júri de seleção de resumos e de apreciação das apresentações. A composição do júri de seleção e apreciação é da responsabilidade da Comissão Científica do Congresso.
O júri recusará qualquer resumo que não cumpra os requisitos deste regulamento, não se enquadre na respetiva área temática a que se propõe ou não apresente pertinência ou relevância no âmbito do Congresso.
No caso de existirem duas ou mais comunicações com o mesmo tema, será aceite a melhor classificada pelo júri de seleção de resumos.
No Congresso será atribuído 1 prémio para a melhor Comunicação em Póster.
Os prémios serão entregues aso autores presentes na cerimónia de encerramento. O júri poderá não atribuir prémio se julgar e justificar não haver motivo para premiar qualquer comunicação. O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.
Certificados
Os certificados de autor e de apresentação serão enviados, por email, para o endereço indicado na submissão do resumo.
Apenas serão emitidos os certificados de trabalhos efetivamente apresentados.
A deliberação sobre os casos omissos a este Regulamento é da responsabilidade da Comissão Científica.